Por aqui convencionou-se a dizer que "Cumbe" significa "boteco de cachaça", mas sempre achei estranho.
Não satisfeito e com a minha curiosidade sem limites, fui pesquisar nos dicionários antigos acessíveis na internet e não encontrei tal registro com tal definição.
Encontrei em 2020 o termo "Kumbi" em um dicionário Kibundu-Português de 1967, em edição fac-simile, cujo o termo Kumbi significa, "o sol, o dia".
O Kibundu é uma língua vinda de Angola com os escravizados e foi muito utilizada pelos africanos aqui chegados, o que influenciou fortemente a língua brasileira.
O termo Cumbe também foi usada para designar os quilombos e locais de refúgio para os homens negros fugidos, por isso havia por aqui, talvez, nos primórdios da cidade, o Cumbe de baixo e o Cumbe de cima, nomes de pequenos povoamentos.
Na Wikipédia de lingua espanhola, Cumbe tem o significado de Quilombo e são várias as referências que encontrei depois em pesquisas na Internet. No litoral do Ceará tem uma cidade quilombola chamada Cumbe e isso é muita coincidência.
Penso que o significado de "boteco de cachaça" que está até presente em dicionários renomados, não é tão adequado e verossímil quanto o terno do Kibundu, "Kumbi", terra do sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário