domingo, 12 de abril de 2015

Sobre a Ética!


Este texto em Cordel foi escrito para uma atividade do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no ensino Médio pela UFBA.

Cordel sobre ética[i][ii]  (Atividade fórum 1 – Recurso didático para aula sobre ética)

1
Caro leitor amigo
Quero te cumprimentar
Por estar lendo o que digo
Sobre a noção basilar:
Ética, é o nosso assunto
Para entendermos juntos
E as idéias clarear.

2
Vou começar pelo nome
Que se ouve por aí,
Ética coisa do homem
Que logo cedo aprendi
E vou tratar com vocês
Para de uma só vez
Qualquer dúvida dirimir.

3
Do grego vem a noção:
Ética é boa conduta!
Mas preste bem atenção
Pois existe uma disputa
Com a noção de moral
Coisa muito natural:
Uma na outra transmuta.

4
Da Grécia, duas éticas
Com diferentes noções,
Em Roma surge sintética
Unindo as duas, se supõe:
Uma sendo do ato humano
Do ser bom, sem engano,
A outra, moral pressupõe

5
Moral tendo a ver com regra
Da vida em sociedade,
A Ética até a integra
Mas sem fazer paridade:
Ética é pra escolher
Como melhor proceder
Na moral e na verdade.

6
O comportamento ético
Se faz pela consciência
Sendo o mal antiético
Abominável tendência.
Sempre agir para o bem
Nosso e do outro também
É a melhor coexistência.

7
As regras para os costumes
Se traduzem em valores
E pelo que se presume,
Da moral possuidores,
Os homens agem com ética
Numa razão genérica
Entre si cooperadores.

8
Para melhor compreender,
Vou dar um exemplo real
Para ninguém esquecer,
Mais vale o bem que o mal
Sendo a ética a escolha
Que na moral se acolha
A convivência geral:

9
Se um tal médico atua
Sem prejudicar o doente,
Sem fazer falcatrua,
Sendo reto e previdente,
Sem expor o seu problema,
Certamente o seu lema
É com a ética condizente.

10
Mas porém se acontecer
Desse médico se calar,
Se chegar a saber
De outro negligenciar
E matar um paciente
Logo estará conivente
Assim antiético será.

11
Pois a ética se liga
Ao que diz a razão
E o ético se obriga
À tomar uma decisão
Mesmo ante a “ética”
Da profissão médica
Devendo expor o vilão.

12
Muitas vezes a regra
De toda moral vigente
No erro se integra
E se torna incoerente.
Mas se com ética refletir
Só Poderemos agir
De modo conveniente.

13
Pois Ética requer o ato
De constante reflexão
Sobre a culpa e o fato
Que recai da nossa ação:
É sobre o bem e o mal
Mesmo na ação banal
Requer interrogação.

14
O homem e suas ações
Se conduz pela moral
E nas suas relações
Devendo evitar o mal,
Em busca do bem comum
Então de modo algum
A ética será banal        .

15
Ética requer atitude
No outro sempre pensar
Sendo mesmo a virtude
Que devemos divulgar,
Caráter e honestidade,
Sigilo e humildade,
E sempre o bem praticar.

16
Há uma história antiga[iii]
Para ética ilustrar,
Fato que nos instiga
Sobre a ética pensar:
De um homem é a história
Que fugia de uma escória
Que o queria linchar.

17
Pela estrada corria
E um profeta encontra:
Maomé que lhe sorria,
O homem o perigo conta
O profeta que não mente:
Siga a rota à minha frente
E a direção lhe aponta.

18
Assim que o homem vai
“Ele” muda de posição:
Do lugar em que “tava” sai,
Senta em outra direção.
Ele que a mentira abomina
E para o bem se inclina
É interpelado então,

19
Pelos tais perseguidores:
Viu passar por ali alguém?
Todos ameaçadores,
Dele a resposta obtém,
O profeta diz a sorrir:
De quando sentei aqui
Não vi passar ninguém.

20
Sabendo que ele não mente
Se conformam e se vão,
Outra rota diferente
Tomam por decisão,
E o homem foi poupado
E o profeta blindado
Pelo uso da razão.

21
Pela ética o profeta
Contestou a moral
E a regra é correta:
Mentir é algo imoral,
Mas ele disse a verdade
Conforme a veracidade
Da situação atual

22
Ele encontrou uma forma
Cumprindo a regra moral:
Dizer a verdade é a norma
Mas salvar uma vida é legal.
Se ele a regra seguisse
E outra verdade surgisse
Então seria fatal.

23
Pela moral da história
Maomé foi imoral,
Mas sua falta meritória
Foi ética na real:
Procedeu eticamente
Agiu conscientemente
Evitou algo brutal.

24
É a ética kantiana[iv]
Vem da noção do dever
E da liberdade humana
Na forma de proceder,
“imperativo categórico”,
Não tem nada de retórico:
Melhor modo de viver.

25
Para todo ser humano
É um dever geral
Que não aceita o engano
Uma ética pessoal.
Se Para o outro realiza
O que pra si idealiza
Será lei universal.

26
Pois a ética, ( pra findar )
Se funda é no bom senso,
E na conduta exemplar,
pois moral é um consenso,
Já que os valores morais
Vêm de situações sociais
E muda de tempo em tempo.

27
Vou ficando por aqui
Mas saindo satisfeito
Na certeza que acendi
A chama desse conceito:
Da ética tão essencial
Para o bem estar geral
Que se funda no respeito.

28
Pelo cordel abordei
Perdão se não satisfiz.
Esta técnica usei
Por ser a que melhor diz
De modo interessante
Ou pelo menos marcante
Para o tema introduzir.

29
No pouco que destaquei
Se algum erro cometi
Ou então simplifiquei
Na noção que proferi
Então vamos debater
Para dúvida desfazer
E o engano dirimir.

(Inamar Santos Coelho, 07/04/2015)

O objetivo do texto em cordel sobre ética é tematizar a noção de Ética de forma lúdica e alternativa, através da Literatura de Cordel, em busca de tornar a aula de filosofia mais dinâmica e mais interessante, por esta ser uma forma de literatura pautada na oralidade, além de se configurar em um modo diferente de introduzir o tema filosófico e favorecer o debate.

O Texto em cordel será apresentado aos alunos (ou mesmo por eles) e o tema nele contido será “mote” para o debate acerca da ética na contemporaneidade.

O Texto sobre ética, em cordel, visa favorecer a reflexão acerca da noção de ética, enquanto postura reflexiva ante os princípios que direcionam a vida do homem na sociedade, no âmbito da moralidade, - esta enquanto conjunto de regras sociais, - colocando-o face à necessidade de reflexão acerca do que é bom ou não nas ações em relação ao outro.

Poderá ser solicitado aos alunos que retirem do texto as noções de ética implícitas e explícitas e depois solicitar que pesquisem em grupos sobre as noções de ética construídas nas diversas épocas da filosofia.

O Cordel poderá ser publicado num blog criado exclusivamente para que os alunos possam expor suas impressões acerca do tema, bem como resumir os conceitos filosóficos pesquisados, e discutir os mesmos entre eles, buscando relacioná-los ao modo de vida e às relações sociais da conteporaneidade.

Interdisciplinarmente, poderá ser utilizado em oficina de produção literária/filosófica de modo a incentivar os alunos a produzirem cordéis sobre outros temas filosóficos e afins.






[i] Filosofia Medieval, amor e cordel. Disponível em: http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/70/artigo265447-1.asp Acesso em 06 abr 2015

[ii] Ética. http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica Acesso em 06 abr 2015

[iii] BERNARDO, Gustavo. Qual a diferença entre ética e moral. Ano 4, n. 12, 2011. Revista eletrônica do vestibular. UERJ. Disponível em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=68  Acesso em: 06 abr. 2015.

[iv] O conceito de ética racional. Disponível em: http://www.philosophy.pro.br/etica_racional_kant.htm Acesso em 06 abr 2015




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