sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Cantando minha cidade

 


Cantando minha cidade
 
Ao cantar minha cidade
Lugar do meu coração
Peço à lua sentimento
Peço ao sol inspiração
Para transpor no papel
N’alguns versos de cordel
Merecida louvação
 
Aconchego do sertão
Clima de felicidade
Quem chega aqui se encanta
Com tanta tranquilidade
Na linda Euclides da Cunha
Quem conhece é testemunha
Do valor dessa cidade
 
Motivo de vaidade
Ter nascido nessa terra
Que antes chamada Cumbe
Quem chama Cumbe não erra
Por respeito sobretudo
Nestes Sertões de Canudos
A história da grande guerra
 
Emoldurada por serras
O sol é o mais brilhante
No céu araras azuis
Arte e cultura abundante
formando um grande celeiro
Com seu povo hospitaleiro
Pois quem conhece garante
 
Nosso forró é vibrante
Tem cultura e tradição
Sendo Pedro Sertanejo
Nosso maior bastião
Do Cumbe para o Sudeste
Representou o Nordeste
Tendo o forró por missão
 
Floresce nesse rincão
Poesia que fascina
Tem grande força o Teatro
Lindas quadrilhas juninas
Dezenas de sanfoneiros
O forró do ano inteiro
No mês de junho culmina
 
Da providência divina
Terra tem fertilidade
Tudo que se planta dá
Em rica variedade
Legume, fruta e verdura
Todo inverno traz fartura
Do campo para cidade
 
Pra nossa felicidade
O nosso comércio é forte
Nossa feira é variada
Nossa gente é que tem sorte
Temos água cristalina
Que o sertanejo fascina
Leste, oeste, sul e norte
 
Não precisa passaporte
Bastando apenas chegar
A nossa Euclides da Cunha
É perfeita pra morar
Violência é raridade
Impera a tranquilidade
Orgulho desse lugar
 
Nesse cordel quis cantar
Apresentar a cidade
E fazer cartão postal
Com toda simplicidade
Visite Euclides da Cunha
E venha ser testemunha
Se o que digo é verdade.
 
Inamar Coelho, 06/08/2021

Um comentário:

  1. Parabéns, Inamar, pelos seus cordeis. Já vou trabalhar com meus alunos "Cantando minha cidade". Obrigada por compartilhar A História de nossa cidade através da arte.

    ResponderExcluir